16 de outubro de 2009

Londres: A viagem (parte 1)

Agora vou falar um pouco do que foi minha viagem para Londres.

Minha viagem começou na quinta-feira à noite. Fui ao Aeroporto de Barajas e peguei o vôo da 9h45. Com mais ou menos 2h de vôo, cheguei em Londres às 11h e muito. Passa pela alfiandega, pega ônibus, chega no hostel, registra, fui dormir às 2h, cansado pacas.

Sexta-feira foi dia de caminhar. Mesmo com o frio polar e o tempo nublado. Peguei o Underground (Metro de Londres, o mais antigo do mundo), e fui até a Ponte de Londres. De lá começou minha caminhada, pela Torre de Londres (onde estão as Jóias da Coroa - um espetáculo de beleza e riqueza), London Bridge, Big Ben, Parlamento, Trafalgar Square (onde vi a rainha), National Gallery, Picadilly Circus, SoHo e British Museum.

A Torre de Londres (London Tower) é o castelo mais significativo de Londres. Foi sua principal fortaleza e até hoje guarda o charme dos castelos medievais. Sua construção e conservação são incríveis. Não é barato conhecê-lo, mas vale cada pound pago. É cheio de história e exposições. Além, é claro, das famosérrimas Jóias da Coroa, o principal símbolo do poder da Monarquia Britânica. Cada coisa linda, uma mais impressionante que a outra.

A Tower Bridge fica ao lado da London Tower, e é uma construção de grande tamanho e beleza, um dos cartões postais da cidade. É obrigatório tirar uma foto. O Big Ben idem, assim como o Parlamento (Palácio de Westminster). Big Ben na verdade não é o nome da Torre do Relógio (ou Clock Tower), e sim do sino que ela abriga, que pesa 13,8 toneladas, é o 3º maior sino da Inglaterra e toca a cada hora. A torre é provavelmente o símbolo mais conhecido de Londres, principalmente pela fama da precisão de seu relógio. Saindo do Palácio de Westminster, subindo pela Whitehall até a Trafalgar Square, encontran-se muito prédios do governo e do exército Britianico. É uma região muito interessante pelas construções.

Quando estava para chegar na Trafalgar Square e me preparando para ir comer um sanduichão no Subway, vi passar umas motos da polícia fechando o trânsito. logo em seguida passou o carro da Rainha Elisabeth II, com a própria. O carro não tem vidros escuros, como estamos acostumados com as autoridades. Tampouco sua escolta era comparável com a dos Presidentes Americanos. E era impressionante ver que por onde ela passava, o povo acenava. Isso mostra o respeito e o carinho do povo para sua Rainha (sei lá eu porquê). Bem, fui à Roma e não vi o Papa, mas fui à Londres e vi a Rainha - 1x1.

Depois uma passada na National Gallery, o Museu de Arte Britânico. Como todos os museus em Londres, a entrada é gratuita e a coleção é respeitável. Vale sem dúvidas conhecer. Mesmo estando muito cansado, consegui dar um giro rápido por suas principais salas.

Picadilly Circus é a mini Times Square londrina. Muitas lojas, teatros, shows, bares. Um prato cheio para os turistas. Eu mesmo não resisti (na verdade, não resisti ao frio!) e comprei uma blusa numa loja ali. É muito gostoso caminhar pela rua, ver as vitrines, as fachadas, os cartazes dos shows... se estivesse menos frio seria mais ainda!

Para ir de Picadilly Circus até o British Museum, pode se passar pelo Soho, um distrito famoso de Londres, que já foi point da indústria do sexo, da vida noturna e de transformação cultural da cidade, e hoje abriga um mix restaurantes chiques, escritórios, e alguns poucos estabelecimentos ainda ligados à chamada "indústria do sexo". Vale a caminhada, tanto de dia como de noite.


Segundo a Wikipedia, o British Museum "é um marco fundamental no estabelecimento do método museológico, além de representar diversos aspectos característicos tanto da sociedade inglesa vitoriana quanto do pensamento político e científico do século XIX. Aberto em 15 de janeiro de 1759, após a aprovação do rei Jorge II em 1753, foi o primeiro grande museu público, gratuito, secular e nacional em todo o mundo". Sua coleção ilustra e documenta a história da cultura humana de seus primórdios até o presente, passando por os diversos povos, países e regiões. Eu já tava cansado demais no fim do dia, então me foquei principalmente nas exposições da India, Egito e Grécia, que me chamam mais a atenção. A coleção de múmias é show de bola!

Depois de tudo isso, eu estava sem bateria na máquina, cansado, molhado de chuva e necessitando de um banho. Ainda deu tempo de tomar um Caffè Latte no Starbucks, e voltar ao hostel para tomar um banho.

Continua...

2 comentários:

Dea disse...

Vi todas as fotos no Picasa, dá pra ter uma idéia de como estava frio.
Quero muito ir pra Londres!!!!
Te amo!

Vlad disse...

Vou te levar, gatinha!!!!
Te amo!!!