31 de agosto de 2009

Toledo

Sábado fui com meu amigo brasileiro Fabrício para a cidade de Toledo, que dista 75 km mais ou menos de Madrid. Saímos às 10h20 da Estação de Trens Renfe Atocha, num trem de média velocidade, e chegamos na cidade de Toledo as 10h50.

A cidade é uma construção medieval que ainda preserva muito de sua arquitetura e história, principalmente as muralhas que a cercam. Um pouco da história de Toledo, segundo a Wikipedia:

"Toledo foi a capital da Espanha visigótica, desde o reinado de Leovigildo, até a conquista moura da península Ibérica no século VIII. Sob o Califado de Córdoba, Toledo conheceu uma era de prosperidade.

Após a decomposição do Califado de Córdoba em 1035, tornou-se capital do Taifa de Toledo.

A 25 de maio de 1085, Afonso VI de Castela ocupou Toledo e estabeleceu controle direto sobre a cidade moura. Este foi o primeiro passo concreto do reino de Leão e Castela na chamada Reconquista.

Toledo era famosa por sua produção de aço, especialmente espadas, e a cidade ainda é um centro de manufatura de facas e pequenas ferramentas de aço. Após Filipe II de Espanha mudar a corte de Toledo para Madrid em 1561, a cidade entrou em lento declínio, do qual nunca se recuperou."

A cidade é linda, e perder-se pelas suas ruelas estreitas e carregadas de história é um dos melhores passeios do mundo. Cada lugar lhe apresenta uma surpresa, e mesmo sob um calor de uns 45ºC, não dá para se cansar de andar e descobrir coisas novas.

Em Toledo também tivemos o prazer de conhecermos e sermos acompanhados pelo Carlinhos e pela Marcinha, bons baianos, torcedores do Baêa, que moram em Alcalá e Milão, respectivamente. Foi um prazer muito grande contar com companhias tão divertidas e interessantes nesse ótimo passeio!


Agora algumas fotos, só para dar uma vontade...
























Um comentário:

Tatiane Minharro disse...

Lindo lugar Vlad!!!
Seus sobrinhos já estão com saudade, acharam muito estranho a tia Déa vir sem o tio Vladi...