30 de setembro de 2009

Valencia: Primeira parte do álbum


Hoje eu subi a primeira parte do álbum de Valencia. Creio que ainda hoje acabo a segunda parte, então faço o post completo da visita.

O álbum está em: http://picasaweb.google.com/vlademir/Valencia1 .

28 de setembro de 2009

Atlético X Almeria
















André, o alemão que é meu vizinho de quarto, é um torcedor fanático do Atlético de Madrid. Por isso, combinei com ele que iria a uma partida seu time de coração, pois segundo ele tem mais clima de jogo de futebol que uma partida do Real Madrid. Então, quarta-feira passada lá vamos nós ao Vicente Calderón.

O jogo começava à 8h, mas precisávamos estar lá antes para pegar os ingressos, já que ele tinha conseguido ais baratos com um amigo do Atlético. Por volta das 6h30 chegamos ao estádio eu, o André, a Daniela, uma holandesa da minha classe, a Christina, uma alemã também da minha classe, masi um carinha holandês, um japonês e as inglesas que moram em nossa residência. O Calderón é um estádio grande, mas não tão moderno quanto o do Real. Mas sem dúvida nenhuma tem o seu charme.

Me chamou a atenção os primeiros "petiscos" que vi à venda: jujubas! Diferente, jujubas à quilo na porta do estádio. E também não poderiam faltar os "bocadilos", os sanduíches comidos por 11 entre 10 espanhóis. Eu mandei ver num de algo como salame. Acompanhado é claro por um "barril" de cerveja.

Vamos agora ao jogo: Muita organização, coisa de primeiro mundo, mas pouco futebol. A Atletico não vai muito bem das pernas, então o jogo foi mais ou menos. Mas valeu a diversão com os amigos!

Mais Madrid em Preto & Branco




27 de setembro de 2009

De volta a Madrid

Estou de volta à Madrid, depois de um ótimo fim de semana em Valencia. Com quase 350 fotos para baixar. Dessa vez, as novidades vão demorar um pouco.

25 de setembro de 2009

Valencia

São 9h40 agora em Valencia. Cheguei às 4h, mas a dificuldade de achar um hostel fez com que eu só pudesse sair para conhecer a cidade umas 5h. Dei sorte de achar um ótimo hostel, só que terei que trocar de quarto amanhã. O centro antigo não é muito grande, então deu para conhecer bem. Subi a torre da igreja para ter a vista da cidade, e isso me matou!

Já estou de volta ao hostel, já tomei banho e jantei. Agora, aguardo pelo "tour guiado" pelos bares, como fiz em Sevilla. Amanhã, a primeira coisa a fazer é ir à praia. Quero pôr meus pés nas águas do Mediterrâneo.

Quando voltar a Madrid, faço um resumo melhor da viagem. Contar agora estragaria a surpresa...

24 de setembro de 2009

Miércoles

Fotos da partida de ontem em breve. Gastrite á toda, muitas bebidas estranhas e muita fritura. amanhã, Valencia. hoje, cinema: Bastardos Inglórios, com legendas em Espanhol. Recomendo!

¡Vamos a la playa, oh oh oh oh ohhh!

22 de setembro de 2009

Terça-feira em casa...

Hoje não fiz nada de novo. Fui à aula, almocei com meus amigos de classe, dei uma pequena volta, vim para o computador, tirei uma soneca e jantei. A noite está linda, tenho vontade de sair, mas preciso controlar as despesas.

Amanhã tem partida do Atlético de Madrid no Vicente Calderón, e no sábado vamos a Valencia, ver uma partida do Atlético e conhecer a cidade.

Faça chuva ou faça sol...


...domingo é o dia de assistir ao futebol!

E como não estou em São Paulo para ver meu bom e velho Coringão em campo (ainda bem, tomou uma surra do Goiás...), tenho que me conformar em ver uma partida de uma equipe quaaase tão boa quanto, o Real Madrid.

Brincadeiras à parte, é simplesmente uma experiência impressionante, assim como é impressionante a diferença entre o nível de profissionalismo do futebol lá e cá. Começa pela venda de ingressos. Você entra no site, escolhe que setor quer, que fileira, que cadeira, coloca os dados do seu cartão, seus dados e pronto! Não precisa nem morar em Madrid, nem ser da Espanha. Sem filas, sem burocracia.

No dia do jogo, andei 5 minutos a pé até o Metro, andei umas 5 estações e voilá, subo a escada e estou na porta do estádio! Torcedores das duas equipes andam lado a lado, sem brigas ou ofensas. Para retirar o ingrsso que eu comprei, foi só me encaminhar para um taquilla (bilheteria) determinada, passar meu cartão com o qual eu efetuei as compras numa máquina que já reconhece e emite os bilhetes. Sem filas, sem dor de cabeça!

Depois, é achar o seu lugar. Lembre-se que todas as entradas são marcadas com seu número de assento. Eu escolhi uma no setor mais alto, a mais barata. No bilhete a sua forma de acesso e totalmente explicada, mas se precisar de ajuda tem muitas pessoas trabalhando para lhe orientar. Para chegar ao meu assento, numa parte que deve ter uns 10 andares de altura, tive que subir a torre B. Mas isso não foi um problema, já que as torres tem escadas rolantes. Depois, vocie passa seu ticket, e não precisa de revista, só as bolsas são abertas. Localiza seu seto, sua fileira e pronto! Assim 80.000 pessoas se ajeitam no estádio, sem fias e sem tumultos.






Falando agora do jogo, escolhi uma partida que prometia goleada. O Real jogou contra o Xerez, uma pequena equipe que pela primeira vez subiu à série A da La Liga. E o Real começou mostrando a que veio. Com Cristiano Ronaldo, Kaká, Benzema e cia em campo, já no primeiro minuto marcou após grande jogada indivudal do C. Ronaldo . O cara é muito mala, mas é bom!Depois diso, mais algumas jogadas de perigo e o jogo ficou por isso mesmo até o final do primeiro tempo.



No segundo tempo o Real começou pressionando, mas sem produzir muito. Pelo menos até a troca de Kaká, que pouco fez, por Guti. Alguns minutos depois, C. Ronaldo, de cabeça, marca o seu segundo gol (sou tão cagado que consegui tirar a foto do momento exato do gol!). Daí prá frente, abriu a porteira. Guti, Benzena e Van Nilsterooy completaram a goleada. 5xo para o Real.


O momento do segundo gol.



E mesmo com 80.000 pessoas, a saída foi tranquila. Depois, foi só fazer uma horinha num bar ao redor do estádio, esperar o Metro esvaziar. E voltar para casa satisfeito com o espetáculo.

Mais de Madrid







Quanto mais eu ando, mais me surpreendo com a beleza e a riqueza da arquitetura dessa cidade. É igualzinho a andar em SP...

Passeio ao Museu...




Sexta-feira fui ao Museu Thyssen-Bornemisza, fundado em 1993 depois que o governo espanhol comprou a parte mais importante da coleção de arte da família Thyssen-Bornemisza, uma das maiores coleções particulares de arte do mundo.

O passeio começou com uma visita à esposição dos quadros de Henry Matisse, e depois à coleção permanente do museu, que tem obras de vários grandes mestres como Dali, Picasso, Caravaggio, El Greco, Goya, Monet, e por aí vai. Um excelente acervo e uma maravilhosa imersão no mundo da arte. É um excelente complemento à visita ao Museu Reina Sofia.






A visita à exposição de Matisse tornou possível uma visão quase completa e temporal de sua obra. Mais do que tudo, seu poder de composição e o domínio das cores me impressionaram.


Esta foi uma das obras que eu mais gostei, pela composição e as cores.

Obs: As fotos dos quadros não foram tiradas por mim, não é permitido fotografar no museu.

Sevilla en Negro y Blanco